menu

Gestão por Competências

A gestão por competências é um conjunto de ações concatenadas com o objetivo de oferecer à organização colaboradores competentes e comprometidos com a sustentabilidade do negócio.

Reúne produtos, processos e ferramentas voltados à definição dos perfis de competências; assessment; gestão do desempenho; análise de potencial; direcionamento das ações de desenvolvimento; e retenção de talentos.

Saiba mais

Construindo organizações bem-sucedidas:

O sucesso de uma carreira profissional está intimamente ligado ao fato de se ter clareza acerca das competências imprescindíveis para chegar lá. O caminho para a construção de uma organização bem sucedida não é diferente e é por meio do processo de gestão por competências que se estabelecem as necessidades essenciais à luz da estratégia.

    Esse trajeto, inclui:

  • Integração dos processos que compõem a gestão de pessoas: seleção, gestão de desempenho, treinamento e desenvolvimento, sucessão e retenção;

  • Critérios objetivos para os processos de seleção, transferência e promoção;

  • Consistência no gerenciamento de desempenho da empresa;

  • Profissionais preparados para dar suporte aos planos de negócio;

  • Mapas sucessórios e planos individuais de desenvolvimento e carreira;

  • Otimização dos esforços e investimentos em T&D;

  • Fortalecimento dos valores organizacionais.

Gestão por Competências: nossos processos, produtos e metodologia

Portfólio de produtos oferecidos pela Dorsey Rocha em gestão por competências:

  • Perfil de Competências

    A partir dos valores, estratégias e estrutura hierárquica da organização, elaboramos o perfil requerido aos profissionais, considerando competências funcionais, interpessoais e de liderança. Inclui descrição das competências e previsão dos níveis de exigência para as diferentes posições da organização.

  • O Assessment tem por objetivo avaliar, classificar e selecionar pessoas para ocuparem com sucesso posições organizacionais. Subsidia o processo de desenvolvimento necessário aos participantes no cargo atual ou para ocuparem novas posições.

  • A gestão de desempenho tem por objetivo assegurar que os profissionais alcancem, a cada dia, o nível de performance esperado e necessário para que a organização seja bem-sucedida. Deve dar sustentação à construção de uma cultura de alto desempenho e meritocracia, em um ambiente corporativo saudável.

    Em nossa abordagem ajudamos a organização a desenvolver e implantar o processo de gestão do desempenho, incluindo os conceitos a serem aplicados, a definição dos sistemas que serão influenciados, o desenvolvimento dos instrumentos e a preparação das pessoas – avaliadores e avaliados para usar.

  • Trata-se de processo desenvolvido com base nas competências do cliente ou comportamentos específicos esperados pela organização, com o intuito de permitir o conhecimento da imagem do avaliado, como ele é percebido por seu superior, pares, clientes, subordinados e por si próprio. O feedback 360º subsidia os processos de desenvolvimento por meio de treinamento e coaching.